DECOM/PMLS
Na manhã desta quarta-feira (12), a Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma importante reunião com os secretários municipais para apresentar o serviço Família Acolhedora do Governo da Paraíba. A prefeita Michelle Ribeiro participou do momento.
Além de explicar a logística, o encontro serviu para incentivar e orientar os gestores a contribuírem de alguma forma com a ampliação do acolhimento familiar, seja através de ações e/ou atividades na rede. Lagoa Seca aderiu o projeto desde 2021 e pretende intensificar o trabalho em 2025.
Família Acolhedora trata-se de um acolhimento provisório de crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias de origem por decisão judicial. O objetivo da acolhida, regulamentada pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e aprovada pela Justiça, é proporcionar um ambiente seguro e receptivo para esses jovens que não podem permanecer com a família de origem, devido a transgressão de direitos que atrapalham a dignidade humana.
Para a prefeita Michelle Ribeiro, “o serviço é fundamental para garantir um ambiente afetuoso para as crianças e adolescentes. Nosso compromisso é garantir a segurança delas, enquanto buscamos soluções que priorizem seus direitos. Estamos dispostos a ampliar e fortalecer essa ação em Lagoa Seca”, comentou.
COMO PARTICIPAR?
Para participar, os interessados devem cumprir alguns requisitos como: ter disponibilidade afetiva e emocional; rotina familiar estável; não envolvimento com abuso/uso de álcool e drogas; residência com condições adequadas; ter mais de 21 anos; não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção; possuir condições adequadas de cuidado e contar com a concordância de todos os membros da família.
No período de acolhimento, os cadastrados passam por uma capacitação, acompanhamento psicológico e social que pode durar até 18 meses.
Em caso de interesse, procure a Secretaria de Assistência Social.
SECOM/PMLS
📲 @lagoasecapb
lagoaseca.pb.gov.br