CMJP
Requerimento de autoria do vereador Carlão (PL) foi aprovado de forma unânime
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (8), Voto de Pesar pelo falecimento do cantor e compositor Antônio Barros, ocorrido no último domingo (6), em decorrência de complicações da doença de Parkinson. O requerimento, de autoria do vereador Carlão (PL), foi aprovado de forma unânime.
“Antônio Barros deixa um exemplo de talento, simplicidade e amor pela cultura popular. Seu trabalho contribuiu decisivamente para a valorização do forró como expressão artística legítima e símbolo da identidade nordestina. Sua partida representa uma perda irreparável para a cultura brasileira”, justificou Carlão.
O autor da propositura ainda destacou a importância da defesa da tradição nordestina, assim como fez o cantor e compositor. “A morte de Antônio Barros nos faz relembrar que, se não defendermos nossa tradição, nossa cultura, ela vai se apagar no tempo, como palavras na areia. Antônio Barros deixou, na sua trajetória de vida, a certeza de que o forró pode mudar a vida de um povo”, afirmou Carlão, ressaltando que o compositor projetou o nome da Paraíba para o Brasil e para o mundo.
O presidente da CMJP, Dinho Dowsley (PSD), ao se acostar ao requerimento, afirmou: “Com certeza Antônio Barros vai fazer falta na cultura da nossa cidade, do estado e do nosso país”. Damásio Franca (PP) também afirmou que é uma grande perda para a nossa cultura e solidarizou-se com a família do artista. “Gostaria de deixar meus sentimentos a toda família de Antônio Barros”, ressaltou.
“Venho com muita tristeza e pesar solidarizar-me à família de Antônio Barros, esse grande artista que perdemos. Perdemos um ícone da nossa cultura, da música brasileira, um compositor com mais de 700 músicas gravadas, com mais de 150 hits de São João, que embalam o mês de junho, nossas vidas e a história de muitas famílias. Ele sempre foi aquela pessoa humilde, um poeta sincero e que em suas palavras, poesias e canções sabia transportar isso. Queria fazer essa homenagem ao homem que trabalhou pela nossa cultura, que levou a nossa música para o Brasil. Ele trouxe felicidade para cada casa no mês de junho. Deixo meu abraço a Cecéu e a sua filha, Maíra”, destacou Mô Lima (PP).
O vereador Luís da Padaria (Agir) revelou que começou a dançar forró com as músicas de Antônio Barros. “É um grande artista, fazia um forró autêntico. Passou muito tempo fazendo o bem e hoje está nos braços de Deus”, disse.
Natural de Guarabira, Antônio Barros marcou a história da música nordestina com composições que atravessaram gerações, como “Procurando Tu”, “Homem com H”, “Forró Número 1” e tantas outras que se tornaram clássicos do forró e da cultura popular brasileira. Ao lado de sua esposa e parceira musical, Cecéu, formou uma das duplas mais influentes da música nordestina, levando o nome da Paraíba aos palcos nacionais e internacionais.