CMJP
O prefeito Cícero Lucena (PP) participou da solenidade e recebeu o título “Amigo Autista”, concedido pelo Movimento Orgulho Autista Brasil
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quinta-feira (10), sessão especial conjunta com a Funjope alusiva ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo. A solenidade reuniu pais e representantes de instituições que atuam com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade, e contou com a presença do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).
O presidente da Casa, vereador Dinho (PSD), autor da propositura, falou do sentimento de realizar sessão alusiva ao Abril Azul. “O dia de hoje é muito importante para todos que lidam com o TEA. Para mim é um orgulho participar de uma sessão como essa, pois é um assunto nobre e necessário. Sabemos que avançamos muito nos últimos anos, porém ainda existem informações vagas sobre o Transtorno, que dificultam o diálogo e a inserção das pessoas autistas na sociedade. Ainda é preciso progredir em outras discussões envolvendo os autistas e, por isso, hoje estamos aqui”, afirmou.

Dinho acrescentou que, pensando sobre a conscientização da população sobre o tema, a CMJP tem discutido e legislado bastante em prol dos autistas. “Existem diversas normas sancionadas no município que protegem os direitos das pessoas autistas. Inclusive, sou autor da Lei 12.321, de 9 de fevereiro de 2012, que tem como objetivo instituir a semana dedicada ao autismo na capital. Outra iniciativa do nosso mandato garantiu uma definição de diretrizes para políticas em atenções integrais voltadas para o diagnóstico precoce e para o tratamento dos sintomas do autismo”, destacou.
Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, falou que já participou diversas vezes de solenidades na CMJP, mas a que mais encheu seu coração de contentamento se deu nesta tarde, porque foi fruto de um trabalho da equipe da Funjope, junto com um conjunto grande de pais e mães em defesa de políticas públicas para os autistas. “A grande sabedoria desse projeto Tardezinha Inclusiva é que ele é feito integrado com as famílias. Sem o abraço e o acolhimento das famílias e das organizações que trabalham com os autistas, nenhum governo, por mais sensível que seja, consegue fazer o que nós conseguimos fazer nesses últimos quatro anos em termos de inclusão pela arte das crianças autistas”, pontuou.
Hosana Carneiro, presidente da Associação Paraibana de Autismo, disse que atualmente vem sendo construída uma política de oportunidades. “Nós começamos e juntos vamos construir muito mais, porque a experiência de todos vai construindo uma política de inclusão e acessibilidade”, colocou.
O vereador Carlão (PL), também autor da sessão, defendeu que as crianças e jovens autistas vieram para mostrar como é amar de verdade. “A humanidade estava perdendo o senso do amor, e essas crianças e jovens vieram para gente para dizer como é amar de verdade”, afirmou.
Durante a sessão especial, o prefeito Cícero Lucena recebeu o título “Amigo Autista”, concedido pelo Movimento Orgulho Autista Brasil e pela Associação Paraibana de Autismo. O gestor municipal agradeceu o título e falou das ações que já estão sendo feitas em prol das pessoas autistas. “O nosso papel é fazer o bem, e a vontade de fazer o bem é presente em todos os meus atos. O que eu peço a Deus é que Ele continue me dando a felicidade de ser feliz com a felicidade do próximo”, concluiu.
Participaram da sessão especial os vereadores Damásio Franca (PP); Luís da Padaria (AGIR); Wamberto Ulysses (Republicanos); Odon Bezerra (PSB); Jailma Carvalho (PSB); Mô Lima (PP); Raoni Mendes (DC); Eliza Virgínia (PP); Guguinha Moov Jampa (PSD); o vice-prefeito Leo Bezerra; Nick Fernandes – organizadora do Programa Tardezinha Inclusiva, entre outros.